DIOCESE DE CRATO

Da redação Diocese de Crato.

Descrição Heráldica

scudo Eclesiástico de jalde(ouro), fendido de blau(azul). Ao coração a letra "M" encimada de uma cruz de argente(prata), sobre o fendido. Em sua volta doze lírios brancos, postos em círculo. Brocante da ponta, de sinopla(verde), sob o fendido, uma formação montanhosa. O Conjunto pousa sobre o báculo e a cruz episcopais timbrado por uma Mitra forrada de goles(vermelho), ambos de jalde. Sob o escudo um listel, do mesmo, com a inscrição do nome da Diocese que o Brasão simboliza, escrita com letras de cendrée(cinza).

Interpretação

 escudo fendido e esmaltado como o de Bento XV é uma homenágem a este pontífice que erigiu a Diocese. O 1º campo de ouro, por seu metal, simboliza: nobreza, autoridade, generosidade e ardor; o 2º, de azul representa o firmamento celeste, sendo que este esmalte significa: serenidade, fortaleza, nobreza e justiça.

A cruz sobre a letra "M", símbolo de Maria, a Senhora da Penha, sob cujo patrocínio é colocada a Diocese, ambos de argente, significam o mistério de Cristo ao qual a Santíssima Virgem foi associada; o conjunto lembra a hora em que o Filho entrega a Igreja aos cuidados da Mãe(Jo 19,26ss). Seu metal simboliza pureza, inocência e obediência: virtudes dos verdadeiros seguidores de Jesus.

Os lírios brancos, em número de doze, simbolizam os apóstolos e a pureza da fé que eles nos transmitiram. Figuram como adornos da Cátedra Episcopal, aos tempos do primeiro bispo. Colocados aqui lembram a feliz continuidade da secular história da Diocese, sustentada pela Providência Divina que não cessa de nos dar pastores segundo o seu coração(Jr 3,15).

Brocante da ponta do escudo está a chapada do "Araripe", tal como se costuma representá-la na região, a recordar constantemente nossa vida e missão neste chão; lembra ainda os "lugares altos" onde, por tradição bílbica, os humildes e pobres contemplam o Criador e buscam o seu auxílio.

Os elementos externos são "símbolos da solicitude do pastor para com o rebanho "no qual o Espírito o constituiu Bispo a fim de apascentar a Igreja de Deus"(PR nº54); a Mitra dourada usada como timbre é símbolo da dignidade episcopal, forrada em vermelho indica a doação e o martírio: "o Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas"(Jo 10,11), para que "quando vier o príncipe dos pastores, mereça receber a imarcescível coroa da glória"(PR nº53).



Crato - CE, 20 de junho de 2012

12/06 - ESCOLA FÉ E VIDA - DIOCESE SE PREPARA PARA FORMAR AGENTES PAROQUIAIS


A Diocese de Crato, por meio do Ministério da Palavra, se prepara para formar agentes de pastoral de todas as paróquias da diocese a fim de que possam atuar como facilitadores da "Escola Fé e Vida" nas suas respectivas paróquias. Serão recebidos no centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, da própria diocese, três leigos de cada paróquia nos dias 06, 07 e 08 do próximo mês de julho para uma formação que compreende os conteúdos: Introdução à Bíblia, Pentateuco e Profetismo; o encontro será efetivado com a colaboração dos seminaristas do curso de teologia do seminário São José e o investimento é de R$ 40,00 (quarenta reais) por pessoa.
Maiores informações podem ser obtidas abaixo na carta emitida pelo Ministério da Palavra aos Párocos e Administradores Paroquiais.


Crato - CE, 20 de junho de 2012


14/06 - DOM FERNANDO PRESENTE NO CONGRESSO EUCARÍSTICO INTERNACIONAL


Dom Fernando, bispo diocesano de Crato, Participa do Congresso Eucarístico Internacional, de 10 a 17 de junho em Dublin na Irlanda, como delegado da CNBB.
"Milhares de pessoas participaram da procissão eucarística na noite de quarta-feira, 13 de junho, ao redor da Royal Dublin Society, onde está acontecendo o 50° Congresso Eucarístico Internacional (CEI 2012, 10-17 de junho).
O cortejo desfilou pelas ruas da cidade entre orações, cantos, leituras do Evangelho e reflexões de Bento XVI, João Paulo II e do cardeal Newman. Aberta com uma Cruz, seguida pelo sino e os ícones do Congresso, a procissão se ‘coloriu’ com a presença da Brigada dos Jovens da Igreja da Irlanda, dos Escoteiros e Guias do país. Também participaram os membros da comunidade cristã indiana do rito sírio-malabarense residente na Irlanda. No centro da procissão, o ostensório foi levado à mão por quatro pessoas, seguidas por todos os bispos e cardeais presentes, pelos Cavalheiros do Papa, de Malta e do Santo Sepulcro.
Padre Robert Mann, sacerdote de uma paróquia de Dublin, destacou que “a perda de sentido do sagrado, que está dominando a nossa sociedade, pode ser revista com este Congresso e com sinais visíveis, como esta procissão. Precisamos de momentos semelhantes, em que caminhamos juntos e vivemos uma fé comunitária. Escondemos nossa fé durante muito tempo”.
Muitos jovens participaram da procissão, e entre eles, Christopher O’Dweyr, 19 anos, que se disse entusiasta do Congresso e da procissão, porque “são uma grande expressão de fé; finalmente se veem cristãos que não têm vergonha de mostrar publicamente sua crença”. (Fonte: cnbb.org.br)
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSITA AO VÍDEO DA PROCISSÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO EM DUBLIN. NELE É POSSÍVEL VER NOSSO DOM FERNANDO ENTRE OS DEMAIS BISPOS.
http://www.icatholic.ie/videos/iec2012-opening-ceremony-sunday-10th-june/





12/06 - CIDADE DE BAIXIO É CONSAGRADA AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Após um mês inteiro de intensa manifestação de devoção à Nossa Senhora na Paróquia São Francisco das Chagas, da cidade de Baixio-CE, com Missa diária, caminhadas e visitas às famílias, novena e coroação de Nossa Senhora nas ruas da cidade, na noite do ultimo dia 31 de maio, como desfecho do mês mariano, o vigário local, Pe. Wesley Barros, realizou a solene consagração de Baixio ao Imaculado Coração de Maria.
A Solenidade foi realizada na presença de milhares de fiéis provenientes da sede da paróquia e de todas as comunidades, reunidos na praça da Matriz para a tradicional coroação de Nossa Senhora que este ano foi realizada pela 70ª vez na cidade. O portal da cidade registrou: Olhares atentos, corações em júbilo pela fé. Os fiéis acompanhavam todos os gestos e movimentos, a alegria e a satisfação estavam estampadas no rosto de todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir um evento diferente este ano, que certamente ficará marcado na mente de todos os que estiveram presentes” (portalbaixio.com.br).
A Cerimônia teve início por volta de 20h com uma celebração da palavra presidida pelo padre, em seguida, no interior da Igreja Matriz, foi abençoada a imagem do Imaculado Coração de Fátima(1,20m), adquirida pelo Pe. Wesley para marcar esta data na vida do povo baixiense. Os fiéis receberam Nossa Senhora de Fátima com muita comoção em praça pública num cortejo formado pelas crianças e jovens que representavam os anjos.
Já a consagração da cidade se deu num momento especial após a chagada da imagem no palco montado para a sua coroação. Foi instalada uma sessão extraordinária da Câmara Municipal, na qual Pe. Wesley consagrou, em nome da Igreja, o município baixiense ao Imaculado Coração de Maria, na presença do legislativo e do executivo municipal.
Em seguida todos acompanharam a solene coroação da Imagem de Maria, entre cantos, luzes, fogos e efeitos especiais; a coroa foi trazida por um pombo branco, da torre da matriz à praça, e o canto da jovem coroante solenizou o importante momento para a fé dos católicos. Para o Pe. Wesley – recentemente ordenado e empossado na paróquia de Baixio – este foi um dos mais importantes momento do início do seu ministério sacerdotal, agradeceu a todos os seus colaboradores visivelmente emocionado. O povo continua muito bem impressionado com a maneira como o novo vigário da cidade vem conduzindo os trabalhos na paróquia de São Francisco das Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário